No dia 21 de maio, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) participou da mesa redonda “Como a sociedade civil valoriza, humaniza e fortalece o protagonismo das pessoas migrantes e refugiadas?”, realizada em Brasília (DF), como parte da III Conferência Internacional do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM).
O evento contou com a mediação de Flavia Reis, diretora nacional do SJMR Brasil, e reuniu representantes de organizações da sociedade civil da América Latina.
Participaram da mesa Luis Enrique Garcia Rodriguez, da Asociación de Venezolanos Residentes en Santo Domingo de Los Tsachilas – ASOVEC (Equador), e Maria Ozânia da Silva, do Serviço Pastoral do Migrante – SPM (Goiânia, Brasil), que compartilharam experiências, desafios e aprendizados sobre a atuação junto a pessoas migrantes e refugiadas.
Na ocasião, a diretora nacional do SJMR e facilitadora da mesa, destacou a importância de se romper narrativas pré-estabelecidas e dar espaço para um conhecimento legítimo a partir da fala das pessoas que vivem essa realidade. Ela também refletiu sobre o papel da sociedade civil na construção de políticas públicas inclusivas, levantando a pergunta: “As pessoas de interesse estão sendo escutadas e participando do processo?”
O SJMR reforça seu compromisso com o fortalecimento do protagonismo de pessoas migrantes e refugiadas, reconhecendo o valor das suas experiências como base essencial para a construção de uma sociedade mais justa, humana e acolhedora.